Rotatória, Uma Música Circular
Este é um trabalho de composição, baseado no Duplo Cânon circular de Jackes Cellier, um organista e místico do século XVI..
Esta música é inspirada no simbolismo místico, cuja intenção é estimular a mente subjetiva. Sendo uma composição de estrutura ternária, 3 tempos por compasso, contendo 21 compassos, divididos em 3 grupos de 7, fazendo uma referencia aos ciclos da vida.
A particularidade especial desta composição é que ela pode ser tocada sobrepondo-se os grupos de compassos, a partir do início de cada um dos ciclos. Podendo ser tocada em até 3 vozes no sentido direto dos ponteiros do relógio, como também no sentido inverso, funcionando da mesma forma. Portanto podem ser tocadas até 6 vozes simultâneas, sendo 3 no sentido direto, cantando, e 3 no sentido inverso, descantando.
A particularidade especial desta composição é que ela pode ser tocada sobrepondo-se os grupos de compassos, a partir do início de cada um dos ciclos. Podendo ser tocada em até 3 vozes no sentido direto dos ponteiros do relógio, como também no sentido inverso, funcionando da mesma forma. Portanto podem ser tocadas até 6 vozes simultâneas, sendo 3 no sentido direto, cantando, e 3 no sentido inverso, descantando.
O canto e o descanto harmonizam-se perfeitamente entre si, podendo ser tocados infinitamente, como dois oroboros invertidos, ou seja, duas serpentes que engolem o próprio rabo, nesse caso formando o grifo do infinito, o universo em movimento constante. "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação".
Pode representar também as fases da vida: nascimento, juventude, maturidade, velhice e morte. Desta forma:
Pode representar também as fases da vida: nascimento, juventude, maturidade, velhice e morte. Desta forma:
Nascimento – O momento inicial da música, no gráfico o ponto I.
Juventude – O primeiro ciclo de 7 compassos, do ponto I ao II.
Maturidade – O meio da música com todos os sons sobrepondo-se gradualmente, num crescendo que evoca a evolução. Incluindo canto e descanto.
Velhice – Os últimos 7 compassos do descanto, do ponto II ao I.
Morte – O momento final da música, idêntico ao momento inicial, implicando em um recomeço.
Juventude – O primeiro ciclo de 7 compassos, do ponto I ao II.
Maturidade – O meio da música com todos os sons sobrepondo-se gradualmente, num crescendo que evoca a evolução. Incluindo canto e descanto.
Velhice – Os últimos 7 compassos do descanto, do ponto II ao I.
Morte – O momento final da música, idêntico ao momento inicial, implicando em um recomeço.
A lei do triângulo também está implícita em sua estrutura ternária, como também o axioma cabalístico "O que está em cima é como o que está em baixo", no sentido de que o ponto III é um reflexo do ponto II, que é um reflexo do ponto I. Por isso há um Selo de Salomão em cada um dos lados do triângulo, indicando que os dois sentidos se harmonizam. O simbolismo do número 7, e do numero 21 estão evidenciados pela contagem dos compassos, e cercando todo o gráfico um octógono, para gerar estabilidade em todo o circuito. Como a lei de causa e efeito, como o Arcano 8, um Ajustamento da Natureza, um equilíbrio de opostos.
Informações técnicas:
Informações técnicas:
Pode também ser tocada no sentido inverso, começando também no ponto I mas lendo a partitura no sentido inverso dos ponteiros do relógio, repetindo-se uma outra voz no ponto III, e uma terceira voz no ponto II.
Mas para que o simbolismo da composição possa ser completo, ela deve ser tocada sobrepondo-se as 6 vozes, iniciando-se o sentido inverso ao se completar dois ciclos inteiros da primeira voz, mantendo-se as 6 vozes juntas por pelo menos um ciclo completo, devendo-se à partir daí silenciar uma a uma as vozes diretas ciclo por ciclo, e depois silenciar também ciclo por ciclo as vozes inversas, até que reste somente um ciclo de 7 compassos no sentido inverso para que termine a música.
O ideal é que seja usada uma contagem de 112 BPM, e os instrumentos podem ficar à critério do executante. Usei nesta gravação timbres sintetizados de cordas no sentido direto, e no sentido inverso, sons de vozes góticas, flauta e um efeito chamado Hi-bias, todos sintetizados, usando recursos caseiros de gravação em computador.
OBS: Conforme indicação na pauta, do 8º ao 14º compassos deve ser lido uma oitava acima.
Com votos de Paz Profunda
OBS: Conforme indicação na pauta, do 8º ao 14º compassos deve ser lido uma oitava acima.
Com votos de Paz Profunda
São Gonçalo, 30 de novembro de 2005
Ricardo Knupp, GLP - 330623 PM
http://www.4shared.com/dir/37717035/2dabaf01/meditao_com_musica.html
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